FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e792
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Mots-clés :

Ensino de ciências naturais, Ensino Fundamental I, Formação profissional continuada

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os cursos formativos do tipo emancipatório-político e seus impactos nos professores que atuam nos anos iniciais, lecionando ciências. A pesquisa é exploratória, baseada em revisão bibliográfica e Análise Textual Discursiva de teses e dissertações nacionais. Os resultados destacam a importância da coleta de informações necessárias para a construção dos cursos formativos para direcionar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; durante os cursos formativos abordaram uma variedade de atividades e estratégias para apoiar os professores na melhoria de suas práticas pedagógicas; e, no pós-formativo, os professores relataram sentir-se mais motivados e seguros, graças à oportunidade de explorar conceitos de forma prática e interativa. No entanto, a falta de assessoria pós-formativa em alguns cursos sugere a necessidade de maior investimento nessa etapa. Esta revisão oferece percepções para aprimorar futuros cursos formativos, alinhando-se às necessidades específicas dos professores.

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Publiée

2024-08-20

Comment citer

BENDER, D. D. B. B.; BASTOS, G. D.; SCHETINGER, M. R. C. FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e792, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e792. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e792. Acesso em: 19 sept. 2024.