https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/issue/feed Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 2024-08-22T00:18:42+00:00 José Jardilino rbpfp@revformacaodocente.com.br Open Journal Systems <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e744 “NADA PARECE MOTIVAR ESSA JUVENTUDE”: DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE 2024-08-19T19:57:28+00:00 Caren ROSSI carenrossi@unipampa.edu.br Valesca Brasil IRALA valescairala@unipampa.edu.br <p>A pesquisa buscou refletir os desafios da docência universitária a partir do paradigma da complexidade. É um estudo exploratório, que investigou a percepção de docentes sobre os processos formativos e seu impacto na docência, considerando o período de 2020 a 2023. De cunho qualitativo, teve como instrumento de geração de dados a entrevista. Os resultados mostram que os professores assumem a existência e a importância dos diferentes processos formativos nas dimensões da autoformação, heteroformação, interformação e humana formação no período investigado. Conclui-se que o desenvolvimento profissional, nas distintas dimensões, contribui para a complexa formaçãode professores universitários na contemporaneidade, permeada por drásticas mudanças no perfil dos estudantes nos últimos anos, especialmente com os desafios gerados a partir do período pandêmico.</p> 2024-08-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Caren ROSSI, Valesca Brasil IRALA (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e765 CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL 2024-08-19T19:56:40+00:00 Adriana de Fátima Vilela BISCARO adrianabiscaro@ufgd.edu.br Maria Alice de Miranda ARANDA mariaaranda@ufgd.edu.br <p>O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo foi analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no estado de Mato Grosso do Sul (MS) para os licenciados egressos, tanto para ingresso quanto para o exercício da docência. Utilizando o método crítico do conhecimento, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa por meio de pesquisa documental e de campo, envolvendo a participação de 102 licenciados da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A análise dos dados foi conduzida por meio de procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados revelaram, segundo a perspectiva dos egressos, considerando as categorias temáticas analisadas, que o PIBID tem contribuído significativamente para o estímulo à docência, proporcionando uma formação mais sólida baseada na prática social, além de influenciar positivamente no exercício da docência. </p> 2024-08-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Adriana de Fátima Vilela Biscaro, Maria Alice de Miranda Aranda (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e753 FORMAÇÃO CONTINUADA FOCALIZADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DOCENTES 2024-08-22T00:18:39+00:00 Edna SOUTO edna.silva@ibc.gov.br Naiara M. RUST naiararust@ibc.gov.br <p><span style="font-weight: 400;">A Educação Inclusiva proporcionou o direito universal de todos terem acesso a escolarização no ensino comum, entretanto, essa conquista evidencia as lacunas na formação docente inicial, demonstrando a urgência na reestruturação dos cursos de licenciatura. O artigo tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca do ensino de estudantes com deficiência visual presentes na sala de aula regular. A partir desta realidade, foi proposto um ciclo de oficinas formativas aos professores de uma escola pública da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Os resultados trazem a reflexão sobre as percepções dos docentes participantes da pesquisa sobre os métodos, as técnicas e os recursos especializados que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Reformular a formação inicial e continuada e promover o ensino colaborativo é premissa para que os alunos com deficiência possam ter um ensino e qualidade com igualdade de condições aos demais estudantes. <br /></span></p> 2024-08-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Edna SOUTO, Naiara M. RUST (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e748 A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS PRIMEIRAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP) COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS 2024-08-22T00:18:42+00:00 Michele FERNANDEZ m.fernandez@uni9.edu.br Carlos BAUER professorcarlosbauer@gmail.com <p>O presente artigo analisa a formação inicial e continuada das primeiras coordenadoras pedagógicas da rede municipal de Santo André como elementos que compõem a identidade destas profissionais, tendo como referência documental as entrevistas realizadas com as participantes desta pesquisa. O objetivo é identificar qual era a formação inicial das coordenadoras pedagógicas e como acontecia a formação continuada dessas profissionais para que desenvolvessem seu papel de acompanhamento pedagógico e formativo, considerando que a formação compõe um importante elemento na construção da identidade profissional. Dessa forma, elegemos uma abordagem qualitativa para realização desta pesquisa, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial quanto a continuada apresentam elementos comuns que representam a identidade profissional da coordenadora pedagógica da rede municipal de Santo André.</p> 2024-08-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Michele FERNANDEZ, Carlos BAUER (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e770 SAÚDE VOCAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL BASEADA NA METODOLOGIA ACT 2024-08-22T00:18:36+00:00 Alessandra Larissa Seixas RANKEL allerankel@hotmail.com Awdry Feisser MIQUELIN awdryfei@gmail.com Elaine Ferreira MACHADO elainefmachado@utfpr.edu.br <p>Este é um recorte de uma pesquisa realizada com estudantes de licenciatura utilizando a metodologia ACT. Objetivou-se identificar se há pertinência para os estudantes de licenciatura quanto à formação em saúde vocal na metodologia ACT bem como refletir sobre a voz como instrumento de trabalho. A pesquisa utilizou como fonte de dados questionário e registro de diário de campo; participaram vinte e dois estudantes da graduação, do 3º ano do curso de licenciatura. Constatou-se que no processo de intervenção não havia histórico da realização de formação em Saúde Vocal e, por isso, demonstraram-se motivados a aprender, percebendo a relação entre ACT e a formação em Saúde Vocal pertinentes na sua futura profissão. Sugere-se, desta forma, a criação de um curso de formação inicial com tema saúde vocal baseado nas relações da metodologia ACT, que possa ser incluso na ementa do curso de licenciatura.</p> 2024-08-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Alessandra Larissa Seixas RANKEL, Awdry Feisser MIQUELIN, Elaine Ferreira MACHADO (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e792 FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES 2024-08-22T00:18:33+00:00 Darlize Déglan Borges Beulck BENDER darlizebender@gmail.com Giseli Duarte BASTOS giseli.bastos@ufsm.com Maria Rosa Chitolina SCHETINGER mariachitolina@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar os cursos formativos do tipo emancipatório-político e seus impactos nos professores que atuam nos anos iniciais, lecionando ciências. A pesquisa é exploratória, baseada em revisão bibliográfica e Análise Textual Discursiva de teses e dissertações nacionais. Os resultados destacam a importância da coleta de informações necessárias para a construção dos cursos formativos para direcionar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; durante os cursos formativos abordaram uma variedade de atividades e estratégias para apoiar os professores na melhoria de suas práticas pedagógicas; e, no pós-formativo, os professores relataram sentir-se mais motivados e seguros, graças à oportunidade de explorar conceitos de forma prática e interativa. No entanto, a falta de assessoria pós-formativa em alguns cursos sugere a necessidade de maior investimento nessa etapa. Esta revisão oferece percepções para aprimorar futuros cursos formativos, alinhando-se às necessidades específicas dos professores.</p> 2024-08-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Darlize Déglan Borges Beulck BENDER, Giseli Duarte BASTOS, Maria Rosa Chitolina SCHETINGER (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e752 CONSCIÊNCIA CRÍTICA E CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO EM DIÁLOGO COM FREIRE E VIGOTSKI 2024-06-06T14:21:56+00:00 Robinson JACINTHO DE SOUZA robinsonjacintho@gmail.com Magali APARECIDA SILVESTRE magali.silvestre@unifesp.br <p>Este ensaio aborda a importância da consciência crítica como base epistemológica na formação de professores, conforme delineada por Paulo Freire e Vigotski, e a apresenta como essencial para desafiar o atual modelo educacional ideológico-neotecnicista que tem impactado a educação pública, comprometendo seu papel como direito social e promotor de igualdade. Integrando as teorias educacionais e psicológicas desses autores, o texto explora o desenvolvimento da consciência crítica nos educadores, fundamentado nos princípios epistemológicos e ontológicos da filosofia marxista. A consciência crítica é destacada como uma ferramenta revolucionária, portanto o ensaio propõe uma formação docente que seja verdadeiramente emancipatória, comprometida com a transformação tanto dos indivíduos quanto da sociedade e que se desdobre numa prática pedagógica que transcenda a adaptação a demandas superficiais e imediatas. O propósito é evidenciar, no campo da formação de professores, como a consciência crítica pode ser cultivada e como é vital para a promoção de uma educação que visa à emancipação humana e à construção de uma sociedade mais justa, democrática, ética e equitativa.</p> 2024-06-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Robinson Jacintho, Magali Aparecida Silvestre (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e759 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2024-06-06T14:28:36+00:00 Cesar Mangolin de BARROS cesar.mangolin@unimes.br Elisabeth dos Santos TAVARES elisabeth_t@uol.com.br Carlos Vieira BORBA carlos.borba@unimes.br <p>O presente artigo aborda uma reflexão sobre a formação de professores, com foco na construção do conhecimento, na dimensão pedagógica e na utilização didática de recursos tecnológicos. A corrente concepção de técnica, de viés positivista, aparece curiosamente casada com o tendencial relativismo teórico da chamada “pós-modernidade”. Tal relação tende, na prática, a colocar essa concepção da técnica no posto de comando do processo de ensino e de aprendizagem, velando a dimensão política do processo educativo. Nos cursos na modalidade a distância, essa tendência pode se agravar em razão da maior participação dos recursos tecnológicos voltados para a educação. Como possibilidade de enfrentamento dessas contradições, o artigo encoraja à necessidade de retomada de uma reflexão mais ampla sobre a escola e a educação formal, incluído aí o papel docente. </p> 2024-06-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cesar Mangolin de BARROS, Elisabeth dos Santos TAVARES, Carlos Vieira BORBA (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e709 O QUE RELATAM ESTUDANTES DO COMPONENTE DE DIDÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL? 2024-06-06T14:22:03+00:00 Lui NÖRNBERG luinornberg@gmail.com Sandro Faccin BORTOLAZZO sandrobortolazzo@gmail.com <p>O cenário pandêmico cessou atividades universitárias presenciais, exigindo outras formas de organização pedagógica. Assim, esta pesquisa analisou – a partir da perspectiva dos estudantes matriculados no componente de Didática dos cursos de licenciaturas de universidades federais e estaduais do Brasil – o ensino remoto, levando em consideração as condições dos estudantes para participação nas atividades e as especificidades do ensino da Didática. Trata-se de uma pesquisa quanti/qualitativa, de abordagem empírica, em que foi utilizado questionário on-line para a coleta de dados. O foco analítico se concentrou nos aspectos emocionais, nos impactos/efeitos psicológicos da pandemia no cotidiano dos estudantes e suas repercussões/implicações nos processos educativos. Os resultados indicaram um aumento nos quadros de ansiedade e depressão, e insegurança em relação ao futuro profissional. Essas condições convocam a didática a reorganizar o ambiente de aprendizagem, considerando as diferentes formas de mediações.</p> 2024-06-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Sandro Faccin Bortolazzo Bortolazzo (Autor) https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e742 FORMAÇÃO INICIAL, PERMANÊNCIA E ATRATIVIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO 2024-06-06T14:21:59+00:00 Leonel Elias BENE cuonacupitaleonel@gmail.com Regina Magna Bonifácio de ARAÚJO regina.araujo@ufop.edu.br <p>ste artigo aborda sobre um estado de conhecimento em pesquisas vinculadas a formação inicial de professores enfocando a permanência e atratividade da carreira docente. É um estudo analítico-descritivo baseado na análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação depositadas na Base de Dados de Teses e Dissertações do IBICT. Emergiram ao longo das análises as categorias: atratividade da carreira docente, motivação e expectativa para a carreira, escolha profissional e permanência e o abandono da profissão docente assim como a formação e permanência docente. Dos textos analisados verificamos pouco interesse dos pesquisadores sobre a temática e uma maior tendência deles em trabalhar com a abordagem qualitativa e com o predomínio de duas ou mais técnicas de construção de dados. Os resultados demonstram que na realidade moçambicana não foi encontrado nenhum trabalho sobre a temática e na realidade brasileira poucos foram os que se dedicaram ao tema.</p> 2024-06-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Leonel Elias BENE, Regina Magna Bonifácio de ARAÚJO (Autor)