A docência universitária em palavras…
Palabras clave:
Identidade profissional, carreira, docência no ensino superiorResumen
Este artigo tem por objetivo analisar a docência universitária a partir de expressões e tipificações feitas pelos próprios professores universitários, em vários momentos de sua carreira, colhidas em uma pesquisa. Usando a metodologia quantitativa e qualitativa, a pesquisa de campo teve como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 86 pesquisados, divididos em quatro grupos: entrantes (mestrandos e doutorandos); professores com cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira; professores com trinta anos de atividade docente. As descrições das atividades docentes e dos perfis feitas por esses diferentes grupos revelaram variações significativas de percepção sobre a profissão docente universitária e sobre o perfil desse profissional. Conclui-se que as identidades profissionais e as carreiras dos docentes universitários são construídas e reconstruídas de maneira dinâmica, passando por mudanças nos últimos trinta anos. As expressões e terminologias utilizadas pelos participantes revelam uma confusão entre o que o professor universitário é e o que ele faz, dificultando uma caracterização ou identidade profissional. Percebe-se uma forte influência da formação específica na graduação e uma presença de aspectos técnicos e relacionais definindo a atuação, mas pouca ênfase na preparação ou na formação essencial pedagógica das pessoas que desempenham essa atividade. Conclui-se também que, na carreira docente, deve ser dada atenção especial aos processos de acesso, de profissionalização, de suporte para o desenvolvimento e de avaliação do trabalho do docente. Visa-se com isso melhorar a qualidade da formação de novos profissionais, a atuação do docente no magistério, na pesquisa e na extensão, e a própria universidade como preparadora de cidadãos e de competências para o atual mercado de trabalho competitivo e mutável.
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