Formação de professores na America Latina: apontamentos introdutórios

Autores

  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Regina Magna Bonifácio Araújo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300
Abstract views: 1474 / PDF downloads: 1554

Resumo

As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

AZEVEDO. A; NUNES,C; BONIFACIO, R. M. Professores em início de carreira: Políticas publicas no contexto da America Latina. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 06, n. 10, p. 31-44, jan./jun. 2014

ALLIAUD, Andrea. Los maestros y su historia: los orígenes del magisterio argentino. Biblioteca Política Argentina. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1993.

ELACQUA, G.; HINCAPIÉ, D.; VEJA, E. ALFONSO, M. Profissão: professor na América Latina: Por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo. New York: BID, 2018.

GATTI, E. Sistema de formação de professores no Uruguai. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

HERNANI , M. de L. A, C.; GONÇALVES, S. da R. V. A formação de professores no Peru e no Brasil: aproximações e diferenças. Revista Educación Vol. XXVII, N° 52, marzo 2018, pp. 26-45.

JAEGER JÚNIOR, A. Mercosul e a livre circulação de pessoas. São Paulo: Editora LTr, 2000.

PAIVA, E. V. de; ARAÚJO, F. M. de B. A política de formação de professores da Unesco no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 217-222, set./dez. 2008.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2008

SOTO ARANGO, D. Ciencias de la educación y pedagogía. un debate inconcluso en las facultades de educación en Colombia. Revista @mbienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo Vol. 6 - nº 2 jul/dez, 2013 - 147-166

URUGUAY. Ley n° 18.437, de 12 de diciembre de 2008: Díctanse normas en materia de educación. Montevideo, 2008 Disponível em: https://www.impo.com.uy/bases/leyes-originales/18437-2008. Acesso em: 09 jan. 2020.

YANG, Rui. Comparação entre políticas. IN: BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark (Orgs.). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015. 319-344.

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

FERNANDES NUNES, C. M.; ARAÚJO, R. M. B. Formação de professores na America Latina: apontamentos introdutórios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 11–20, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i23.300. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/300. Acesso em: 9 nov. 2024.