Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96

Autores

  • Adriana Reis Faculdades Integradas Campos Salles
  • Marli E. A. D. André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Laurizete Ferragut Passos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.289
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ciclo de Políticas

Resumo

O presente artigo busca analisar os documentos elaborados em âmbito federal que orientaram a formação de professores no Brasil a partir da promulgação LDB (nº 9394/96) até a Resolução CNE/CP nº 2 de 2015 e aí incluídas as recentes revisões e atualizações dessa Resolução propostas no novo documento do CNE de 2019. Inicialmente são explorados os conceitos de política, política pública e política educacional e, para a análise da legislação, o referencial teórico/metodológico apoiou-se nas contribuições da abordagem do ciclo de políti­cas. Aponta-se como uma política de formação inicial e continuada deve exemplificar a interlocução entre o contexto de influência e o contexto da produção de texto em sua elaboração e finaliza com a defesa das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica de 2015.

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Publicado

2020-02-21

Como Citar

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