As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação

Autores

  • Leny Rodrigues Martins Teixeira Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco e professora assistente da UNESP.
  • Flavines Rebolo É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Adriana Rodrigues Silva Universidade Anhanguera/Uniderp
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Palavras-chave:

Concepções de Escola, Formação de Professores, Narrativas Autobiográficas, Pesquisa-Formação

Resumo

O presente texto discute aspectos da formação profissional de um grupo de professores, com base na reflexão sobre as narrativas de suas histórias de vida e no âmbito de uma Pesquisa-Formação que teve como objetivos compreender os processos mediante os quais professores da Educação Básica se constituem como são e propiciar condições para que os envolvidos na pesquisa sejam conduzidos à reflexão, partilhada com os pares, sobre seus percursos formativos e as origens de suas práticas pedagógicas. A análise aqui apresentada desvela os diferentes olhares desses professores e suas percepções sobre a escola que conheceram como discentes, a que encontraram como professores e a que desejam para seus alunos. São também discutidas as concepções que permeiam o imaginário dos professores e a importância de transformar os relatos experienciais e relacionais, que aparecem de forma predominante nas narrativas, em atos reflexivos mais críticos que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.

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Publicado

2010-12-18

Como Citar

TEIXEIRA, L. R. M.; REBOLO, F.; PERRELLI, M. A. de S.; NOGUEIRA, E. G. D.; SILVA, A. R. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 121–135, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/22. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos