CARACTERÍSTICAS ACERCA DA NOÇÃO DE PEDAGOGIA EM ARTIGOS DE ESTAGIÁRIAS DOS ANOS INICIAIS
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.633Mots-clés :
Formação inicial de professores, Estágio e Docência, Relação teoria e prática, PedagogiaRésumé
Este estudo analisa artigos escritos por estagiárias de um curso de Pedagogia para debater características acerca da situação pedagógica e da noção de pedagogia. O corpus empírico é formado por 46 artigos de autoria de estudantes, elaborados após a realização do estágio de docência nos anos iniciais. A discussão é conduzida com base nos quatro elementos destacados por Houssaye (2004) como constituintes da pedagogia e da situação pedagógica: ação, enraizamento, rupturas e mediocridade. Do processo de análise, resultam: a necessidade contínua de romper com formas dicotômicas e binárias de pensar a teoria e a prática na formação e na docência; a afirmação das tensões e das contradições como constituintes do fazer educativo; o enraizamento pedagógico-epistêmico e o engajamento ético-profissional como características do ser professor e do fazer pedagogia.
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