ESTÁGIO COM PESQUISA EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.588
Abstract views: 737 / PDF downloads: 420

Mots-clés :

Estágio, Formação de professores, Aprendizagem da docência, Institutos Federais

Résumé

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre Estágio Curricular Supervisionado (ECS) nas Licenciaturas em um Instituto Federal de Educação, instituição que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira (RFEPCT), e possui como foco a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem como objetivo analisar o potencial formativo da proposta que perspectiva inserir a pesquisa como estratégia e finalidade formativa e de construção de conhecimento, associando aprendizagens e vivências significativas da docência no ECS. Adotando uma abordagem qualitativa, apresenta percepções dos estagiários, recolhidas em narrativas orais e escritas, sobre esta nova estrutura do ECS e seus reflexos no processo de tornar-se professor. Os resultados sinalizam que a nova proposta formativa favoreceu a reflexão crítica e contribuiu para a construção dos saberes da docência e desenvolvimento de atitudes de investigação dos licenciandos; contudo, para avançar, é fundamental a formação continuada, realizadajunto agrupos de estudo e pesquisa sobre a temática, envolvendo formadores e coformadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ALMEIDA, M.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

AROEIRA, K. P Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. In: ALMEID, M. I.; PIMENTA, S. G.Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014, p.113-147.

GATTI, B. Formação de professores: compreender e revolucionar. In: JUNIOR, C. A. J. et al. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Unesp, 2015, p.229-244.

GHEDIN, E; OLIVEIRA, E. S. de; ALMEIDA, W. A. de. Por uma pedagogia do conhecimento na formação do professor pesquisador. In: Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015. p. 51-73.

LIMA, M. S.; AROEIRA, K. P. O estágio curricular em colaboração, a reflexão e o registro dos estagiários: um diálogo entre a universidade e a escola. In: GOMES, M. O (Org.). Estágios na formação: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo, Edições Loyola, 2011.

NÓVOA, A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, B. et al. Por uma política nacional de formação de professores, São Paulo: Unesp. 2013, p. 199-210.

PIMENTA, S. G. LIMA, M. S.Estágio e Docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

PANIAGO, R.N. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação para a Aprendizagem da Docência Profissional. 2016. 367 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho. 2016. p. 200.

PANIAGO, R. N; SARMENTO, T. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 771-792, abr./jun. 2017.

PANIAGO, R; SARMENTO, T; ROCHA. S. A. O Pibid e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista. v.34 :e190935, 2018a. In: https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e190935.pdf

PANIAGO N. R., et al. Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um Instituto Federal.Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. Minas Gerais, v. 20, 2018b.

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. J; NUNES, P. G. (Org.).Estágio Curricular Supervisionado Docente Baseado na Pesquisa: Debates Lusobrasileiros. 1. ed. Unijui: Editora Unijuí, 2021. v. 1. 214p

SARMENTO, T. PANIAGO, R.N. A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.47-69, Set./Dez. 2016.

SOUZA, E. C.; OLIVEIRA, R. DE C. M. Entre fios e teias de formação: escolarização,

profissão e trabalho docente em escola rural. In: VICENTINI, P. P., SOUZA, E. C. ; PASSEGUI, M. DA C.(orgs.). Pesquisa (auto) biográfica: questões de ensino e formação, (pp. 131-148). Curitiba: CRV, 2013.

Téléchargements

Publiée

2022-08-29

Comment citer

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. da; NUNES, P. G. ESTÁGIO COM PESQUISA EM CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 35–47, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.588. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/588. Acesso em: 9 nov. 2024.