O percurso formativo de docentes da educação profissional e o significado da docência na vida de engenheiros que se tornaram professores

Auteurs

  • Sandra Terezinha Urbanetz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR.
Abstract views: 777 / PDF downloads: 532

Mots-clés :

Educação, Educação Profissional, Formação de Professores, Trabalho

Résumé

Esse artigo discute a trajetória dos professores da Educação Profissional em duas Instituições Universitárias, sendo uma Universidade Acadêmica e uma Universidade Corporativa indicando como esses profissionais, de engenheiros, se tornaram professores. A partir das entrevistas, faz-se uma discussão sobre essa trajetória de formação e o significado que a docência passa a ter na vida desses profissionais. Sob a perspectiva materialista, observa-se que a formação docente para a educação profissional ainda permanece sob a égide de ações fortuitas e esparsas muitas vezes recaindo sobre a decisão individual dos sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2018-06-19

Comment citer

URBANETZ, S. T. O percurso formativo de docentes da educação profissional e o significado da docência na vida de engenheiros que se tornaram professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 98–108, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/49. Acesso em: 10 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles

Articles similaires

1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.