O projeto colaborativo OBEDUC/UFMT/ e seus desdobramentos em redes de estudos e pesquisa

Auteurs

  • Simone Albuquerque da Rocha

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.166
Abstract views: 612 / PDF downloads: 370

Mots-clés :

OBEDUC, Formação de Professores iniciantes, Projeto colaborativo e redes de pesquisa

Résumé

O artigo socializa as atividades de estudos e pesquisas em redes de ensino e de colaboração desenvolvidas pelo projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI a partir de sua aprovação no edital n.49 de 2013, tendo o início de suas atividades em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMT/Câmpus de Rondonópolis (CUR). A proposta do projeto objetiva levantar, analisar e propor alternativas para o que apresentam os pro-fessores em início de carreira acerca de seus dilemas, enfrentamentos, desafios e necessidades formativas. O OBEDUC/UFMT /CUR delegou aos professores a autoria da pauta de sua formação e nesse processo a articulação entre a coordenação, os mestrandos, os graduandos e as escolas, envolve as redes municipal e estadual de ensino. Deste projeto colaborativo surgem as pesquisas dos envolvidos a partir dos estudos coletivos em redes de formação, resultando em produções que subsidiam e fomentam temas pouco explo-rados nessa área. Evidenciou-se ainda que a participação das escolas e de seus professores iniciantes tem modificado a cultura de inserção dos iniciantes no campo do trabalho docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ANDRÉ, Marli E. D. A. et al. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. Anais da 33ª reunião da Anped/2010. Disponível em: < http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/ files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf> acessado em 2015.

ANDRÉ, M. et al. O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.2, p. 505-520, jun./ago., 2017. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar. br/index.php/reveduc/article/view/2231>. Acesso em: 20 set. 2017.

BEILLEROT, Jacky. La Formacion de Formadores: entre la teoria y la práctica. Buenos Aires-Argentina: Ediciones Novedades Educativas, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI. Projeto submetido e aprovado no Edital 49/2012. Projeto 24232 Egressos da Licenciatura em Pedagogia e os desafios da prática em narrativas: a universidade e a escola em um processo interdisciplinar de inserção do professor iniciante na carreira docente, UFMT/PPGEDU/Câmpus Universitário de Rondonópolis.

CARDOSO, F.M.; SILVA, A. P.; SOUZA, C. R. G.. Formação Inicial para além da Sala de Aula: grupos colaborati-vos e aprendizagens formativas de graduandas da pedagogia. In: II Seminário Formação Docente: intersecção entre universidade e escola necessidades formativas nas/das licenciaturas. 12 a 14 de Junho. Anais... UEMS MS – Dourados. Disponível em: https://www.geppef.com.br/seminario. Acesso em: 31 ago.,, 2017.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradutora: Maria Assunção Flores. Portugal: Porto Editora, LDA. 2001.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GABARDO, Cláudia Valéria; HOBOLD, Márcia de Souza. Início da docência: investigando professores do ensino fundamental. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 03, n. 05, p. 85-97, ago./dez. 2011.

FRANÇA, Márcia Socorro dos Santos. O desenvolvimento profissional dos professores iniciantes egressos do curso de licenciatura em Pedagogia: um estudo de caso. Rondonópolis, MT: UFMT. 138 f. 2016. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rondonópolis, 2016.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: Nóvoa, A. (org.) .Vida de professores. Portugal: Porto Editora. 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2009.

______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LORENZZON, Marcia Roza. Narrativas dialogadas nos diários de campo reflexivos de professores iniciantes: possibilidades de autoformação.Dissertação de Mestrado- Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, MT, 2017.

MARCELO, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

______ . Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de Ciência da Educação, 08, Jan/ abr. 2009, p. 7-22. Disponível em: <132.248.192.201/seccion/bd_iresie/iresie_busqueda.php? indice...>. Acesso em: 02 abr. 2014.

______. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 03, n. 03, p. 11-49, 3156 ago./dez. 2010. Disponível em: < http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso em: 23 jul. 2015

MARCELO, Carlos. VAILLANT, Denise. Desarrollo professional docente: como se aprende a enseñar? 3. ed. Madrid/España: Narcea, 2013.

MATSUOKA, Sílvia de Oliveira. A formação de Professores Formadores do Cefapro-MT: desenvolvimento e identidade profissional. Tese de Doutorado em Educação: Psicologia da Educação. PUC/São Paulo, 2015.

MIRA, Marília Marques; ROMANOWSKI.Joana. Programas de inserção profissional para os professores ini-ciantes: uma análise da produção científica do IV Congresso Internacional Sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à docência. In: X ANPED SUL, 2014, Florianópolis. Anais ... Florianópolis, 2014, p. 1-19. Disponível em:<http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/75-0.pdf>. Acesso em: fev. 2015.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, Vol. 29, n° 02, jul./dez. 2004 2004.UFSM

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de M. Rodrigues. Práticas profissionais, formação inicial e diversidade: análise de uma proposta de ensino e aprendizagem. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de M. Rodrigues. Aprendizagem profissional da docência. São Carlos: EdUFSCar, 2005.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de M. Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Mentores e Professores Iniciantes em Interação: possibilidades formativas da educação online. Revista Cet, vol. 01, nº 02, abril/2012.

NACARATO, A. A parceira universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd, vol.21, n.66, p. 699-716, jul--set. 2016.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Processos de formação de professores iniciantes. UNESP e UFSCar, 2006. Anais... Disponível em: <http://29reuniao.anped.org.br/>. Acesso em: nov. 2014

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002 . Professores Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009 .PASSOS, L. F.. Práticas Formativas em Grupos Colaborativos: das Ações Compartilhadas à Construção de Novas Profissionalidades. In: André, M. (Org.) Práticas Inovadoras na Formação de Professores. Papirus Editora. 2016.

PASSEGGI, Maria Conceição. Memorial de formação. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

PASSEGGI, M. C.; GASPAR, M. M. G. Acompanhamento e dispositivos de mediação biográfica: memorial de formação, grupos reflexivos e diário de acompanhamento. In:

PASSEGGI, Maria Conceição; VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa (Auto)biográfica: Narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 63-81.

PASSEGGI, Maria Conceição et al. Formação e pesquisa autobiográfica. In: SOUZA, Elizeu Clementino de, (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas (org.). São Carlos: EduFCar, 2008.

ROCHA, Simone Albuquerque; ANDRÉ, Marli E. A. D. de. Os memoriais na licenciatura: narrativas dos entre--espaços da formação docente. In: ROCHA, Simone Albuquerque da. Formação de professores: licenciaturas em discussão. Cuiabá: EDUFMT, 2010.

ROCHA, Simone Albuquerque da. O grupo investigação e os desdobramentos possíveis na sua trajetória de pesquisa. II Simpósio de grupos de pesquisa sobre formação de professores do Brasil. GT 8 Anped. Guarulhos, 2016. Disponível em:< http://www.anped.org.br/news/iii-simposio-de--grupos-de-pesquisa-sobre-formacao-de-professores-do-brasil-03-e-04-de-outubro/2016>. Acesso em: 10 de dezembro de 2016.

SOUZA, Sueli de Oliveira. Desenvolvimento profissional do professor experiente no projeto colaborativo universidade/escolas: desafios e necessidades formativas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petropolis/RJ: Vozes, 2014.

URETA, Consuelo Vélaz de Medrano. Competências del Professor-Mentor para el acompanhamento al pro-fesorado principiante. Profesorado-Rev.de currículum y formación del professorado, Madri/Espanha, v. 13, n. 1, 2009. p. 209-229.

VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Documento do Programa de Promoção da Reforma Educativa na America Latina e Caribe – PREAL, no.25, outubro,2003.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Téléchargements

Publiée

2017-06-30

Comment citer

ROCHA, S. A. da. O projeto colaborativo OBEDUC/UFMT/ e seus desdobramentos em redes de estudos e pesquisa. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 123–142, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.166. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/166. Acesso em: 12 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles