Pesquisa e formação inicial de professores: o Pibid do instituto de artes da UNESP

Autores/as

  • Eliane Bambini Gorgueira Bruno
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Palabras clave:

Pesquisa, Formação, Docentes

Resumen

Na condição de professora e pesquisadora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), pretendo abordar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do referido instituto como oportunidade de formação que alia ensino e pesquisa. Neste artigo, destaco a importância da pesquisa para a formação de professores, em espaço de formação inicial em artes, mais especificamente no interior do Pibid do Instituto de Artes da Unesp, que abarca estudantes de três licenciaturas: Artes Visuais, Teatro e Educação Musical. O Pibid é uma iniciativa do Governo Federal, criado em 2007, tendo a Unesp como um todo e o Instituto de Artes iniciado sua participação por meio do edital de 2009. Tendo como referências centrais as contribuições de Rancière (2011, 2012), Santos (1989), Cunha (1996), Demo (1991) e Freire (1996), destaco a importância da postura investigativa, bem como do registro minucioso das experiências de aula e da elaboração de questionamentos e referências teóricas para aprofundamento dos conhecimentos pertinentes à formação inicial de professores. O artigo desenvolve-se em três partes: na primeira, trago informações de contexto sobre o Pibid na Unesp; na segunda, apresento características e percepções sobre possíveis resultados do mesmo programa no Instituto de Artes; e, na terceira parte, enfatizo e faço considerações a respeito da importância da pesquisa no processo de formação docente.

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Publicado

2014-06-30

Cómo citar

BRUNO, E. B. G. Pesquisa e formação inicial de professores: o Pibid do instituto de artes da UNESP. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 45–58, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/85. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos