Fóruns de EJA como espaço de formação continuada de professores: análises por meio de grupos de discussão
Palabras clave:
Fóruns de EJA, grupos de discussão, formação continuadaResumen
O presente texto discute achados de pesquisa cuja elaboração está ligada ao documento Projeto de Educação de Jovens e Adultos que descreve uma proposta para a EJA na rede municipal de educação de Divinópolis/MG. No entanto, ao analisá-lo, percebe-se que foi elaborado por uma comissão de profes-sores que não discutem, no documento, sobre si mesmos ou sobre o seu trabalho. De todo o processo, ficou-se apenas o produto. A questão principal voltou-se então para o desvelar das experiências formadoras desses sujeitos. Para alcançá-las, tendo em vista a distância temporal em que se encontram, é necessário o desvendamento das memórias desses atores históricos, o que foi parcialmente alcançado pela análise de narrativas escritas. Entretanto, a necessidade de esmiuçar esses relatos fez com que a pesquisa os reunisse em um grupo de discussão e são os achados desse grupo que serão discutidos neste artigo. O principal deles está no delinear dos fóruns de EJA como espaços de formação de professores e para compreendê-los assim, empreende-se uma discussão sobre o conceito de formação, a metodologia do grupo de discussão e o histórico dos fóruns de EJA no Brasil.
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