Fóruns de EJA como espaço de formação continuada de professores: análises por meio de grupos de discussão

Autores/as

  • Raquel Silveira Martins
Abstract views: 698 / PDF downloads: 610

Palabras clave:

Fóruns de EJA, grupos de discussão, formação continuada

Resumen

O presente texto discute achados de pesquisa cuja elaboração está ligada ao documento Projeto de Educação de Jovens e Adultos que descreve uma proposta para a EJA na rede municipal de educação de Divinópolis/MG. No entanto, ao analisá-lo, percebe-se que foi elaborado por uma comissão de profes-sores que não discutem, no documento, sobre si mesmos ou sobre o seu trabalho. De todo o processo, ficou-se apenas o produto. A questão principal voltou-se então para o desvelar das experiências formadoras desses sujeitos. Para alcançá-las, tendo em vista a distância temporal em que se encontram, é necessário o desvendamento das memórias desses atores históricos, o que foi parcialmente alcançado pela análise de narrativas escritas. Entretanto, a necessidade de esmiuçar esses relatos fez com que a pesquisa os reunisse em um grupo de discussão e são os achados desse grupo que serão discutidos neste artigo. O principal deles está no delinear dos fóruns de EJA como espaços de formação de professores e para compreendê-los assim, empreende-se uma discussão sobre o conceito de formação, a metodologia do grupo de discussão e o histórico dos fóruns de EJA no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

MARTINS, R. S. Fóruns de EJA como espaço de formação continuada de professores: análises por meio de grupos de discussão. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 92–108, 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/77. Acesso em: 10 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos