Modalidades de ações desenvolvidas por estagiários e professores supervisores de estágio da escola básica
Palabras clave:
Estágio curricular, Formação docente, Docência compartilhadaResumen
Qual o papel desenvolvido pelo estagiário das licenciaturas e pelo professor da escola básica que supervisiona o estagiário na escola? As respostas foram resgatadas junto aos graduandos e professores da escola básica. Foram também inquiridos os professores da universidade que orientam o estágio, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas que participam desse processo formativo. A análise do conteúdo das respostas apresentadas foi feita com o suporte metodológico oferecido por Bardin e foi sustentada também pelas reflexões teóricas advindas de estudiosos do tema, incluindo teses de doutorado, além de livros e textos publicados em periódicos. Supondo a interconexão entre as ações dos professores da rede de ensino e estagiários – manifestadas e refletidas no interior de cada conjunto de participantes –, evidencia-se a necessidade de que o professor da escola básica seja reconhecido mais efetivamente como corresponsável pela formação inicial do graduando, sendo constituídas as condições para que tais ações atinjam uma perspectiva de docência compartilhada.
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