Professores, escola e currículo constituindo o percurso de uma disciplina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.515
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Palabras clave:

Professores em formação. Currículo. Escola. Disciplina.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a constituição da disciplina Teorias do Currículo de um Programa de Pós-graduação em Educação em uma universidade paulistana. Problematiza o percurso da disciplina via os estudos sobre as teorias do currículo, que se dava por enquadramentos e classificações das mesmas, e via leituras da história cultural. Interroga as possibilidades de se fazer uma teoria do currículo que incorpore leituras a partir da compreensão e do significado da escola moderna, permitindo que a disciplina (Teorias do Currículo) avance tanto em seus aspectos conceituais quanto nos da escolarização da infância e (em) seus aparatos. O texto foi construído segundo uma metodologia bibliográfica usando os autores e obras que compuseram a disciplina. Pode-se afirmar que a incorporação de leituras corolárias da teoria da forma escolar moderna ofereceram a disciplina e ao entendimento sobre o currículo nela construída a possibilidade de uma virada interpretativa.

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Publicado

2022-04-16

Cómo citar

BIOTO, P. A.; TEIXEIRA, R. A. Professores, escola e currículo constituindo o percurso de uma disciplina. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 105–118, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.515. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/515. Acesso em: 9 nov. 2024.