Valorização do magistério da educação básica: entre o legal e o real

Autores/as

  • Sueli Menezes Pereira
  • Valeska Maria Fortes Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.131
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Palabras clave:

Legislação, Valorização do magistério, Plano Nacional de Educação

Resumen

Os interesses do capital interferem nas propostas educacionais, o que se traduz nas políticas de formação e de valorização do pessoal docente. Nesse contexto, a desvalorização do magistério intensifica--se, conforme a conjuntura e a posição política de cada momento histórico brasileiro. Recentemente, no entanto, a aprovação do FUNDEF, a promulgação da LDB/1996, a aprovação do FUNDEB e da Lei do Piso Nacional de Salários, entre outros, deram prioridade à formação, carreira e condições de trabalho para os profissionais do magistério. Mais recentemente, o PNE/2014/2024 destaca planos de carreira e piso nacional de salário. Partindo dessas considerações, este texto trata da profissionalização do magistério, valendo-se de pesquisa qualitativa do tipo documental, no sentido de evidenciar as condições de formação e de valorização do trabalho docente posta pela legislação. Apesar de estar assegurada pela legislação, a valorização profissional não tem se realizado na prática. Nesse processo, a luta continua na perspectiva de que a legislação seja cumprida pelos poderes públicos.

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Publicado

2016-06-30

Cómo citar

PEREIRA, S. M.; OLIVEIRA, V. M. F. Valorização do magistério da educação básica: entre o legal e o real. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 33–48, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i14.131. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/131. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos