ENLACES DE VIDA-FORMAÇÃO NA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ECOS DE UMA EMENTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e785Palavras-chave:
Didática, ensino superior, pesquisa (auto)biográficaResumo
Considerando a Didática um campo epistemológico (Libâneo, 2020), que reconhece a atuação profissional docente num contexto multidimensional (Candau, 2020), nos debruçamos em um estudo para compreender a organização e sistematização da disciplina de didática no curso de Pedagogia em uma universidade federal do noroeste fluminense. Partimos da abordagem qualitativa, tendo a metodologia de análise documental para responder nossa questão inicial: Qual a concepção didática presente na ementa da disciplina de didática no curso de Pedagogia? Os resultados apontam que ao integrar temáticas e leituras de diferentes temporalidades, as ementas contribuem para reconfiguração da didática, dimensionando implicações políticas e sociais. Conclui-se que o alinhavar dialógico com as subjetividades dos licenciandos e o cotidiano escolar, fomenta a experiência de olhar a memória, a formação e a realidade em direção à construção de devires docentes com os ecos do cotidiano marcado e implicado nas andanças de vida-formação.
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