CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e765
Abstract views: 86 / PDF downloads: 43

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Políticas públicas educacionais, Egressos, Formação inicial

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo foi analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no estado de Mato Grosso do Sul (MS) para os licenciados egressos, tanto para ingresso quanto para o exercício da docência. Utilizando o método crítico do conhecimento, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa por meio de pesquisa documental e de campo, envolvendo a participação de 102 licenciados da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A análise dos dados foi conduzida por meio de procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados revelaram, segundo a perspectiva dos egressos, considerando as categorias temáticas analisadas, que o PIBID tem contribuído significativamente para o estímulo à docência, proporcionando uma formação mais sólida baseada na prática social, além de influenciar positivamente no exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Caderno de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela. Contribuições do PIBID aos licenciados egressos: desafios para a política e para a gestão educacional. 2023. 300 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2023.

BISCARO, Adriana de Fátima Vilela. ARANDA, Maria Alice de Miranda. O PIBID enquanto política educacional: projetos de educação em disputa. In: XVI ANPED-CO: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Poder, Política e Democracia: Desafios para a Pós-Graduação em Educação, 2022, Campo Grande. Anais [...] Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/47/10960-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf . Acesso em: jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Estabelece as normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-096-18jul13-aprovaregulamentopibid-pdf . Acesso em: jan. 2023.

CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; FALCÃO, Giovana Maria Belém. Tessituras acerca da aprendizagem, da identidade e da formação docente expressas em cartas pedagógicas. In: CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura; FALCÃO, Giovana Maria Belém (Orgs.). Marcos da Constituição da Identidade Docente: narrativas expressas em cartas pedagógicas. Fortaleza: EdUECE, 2022. p. 19-36.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. In: Estudos & Pesquisas Educacionais. n. 1, v. 1. São Paulo: Fundação Victor Civita. 2010, p. 139-210.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Tradução: Cristina Antunes. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v.01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MEC – Ministério da Educação; CNE – Conselho Nacional de Educação; CEB – Câmara de Educação Básica, 2007. Relatório produzido pela Comissão Especial Instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf?#:~:text=Pois%20como%20alertou%20o%20Conselheiro,emergenciais%20e%20de%20car%C3%A1ter%20estrutural. Acesso em: 29 de jun de 2021.

PASSOS, Carmensita Matos Braga. PIBID e formação docente: construindo possibilidade. In: Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade, 2014, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora EdUECE, 2014. p. 807-838.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4 ed., São Paulo: Cortez, 2012. Cap. 1, p. 15-34.

PINTO, José Marcelino Rezende. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de Políticas Educacionais. n. 15, jan. /jun., 2014. p. 3-12. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v8i15.39189

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 305 p. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

VALLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

VAZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VILAS BÔAS, Fernanda Litvin. Um estudo avaliativo do PIBID: contribuições para a avaliação de programas educacionais. 2018, 179 p. Tese (Doutorado) - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. PPG em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Universidade de Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

BISCARO, A. de F. V.; ARANDA, M. A. de M. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e765, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e765. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br./index.php/rbpfp/article/view/e765. Acesso em: 16 set. 2024.